data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Menos de um ano após término de obras de drenagem, moradores voltam a ter problemas com alagamento na Rua Maranhão
Os moradores da Rua Maranhão no Bairro Pinheiro Machado, em Santa Maria, reclamam dos alagamentos que ocorrem em dias de chuva e os impedem de transitar pelo local. Porém, em fevereiro do ano passado, obras de canalização avançaram pela rua para que esse problema fosse solucionado. No total, a obra na Rua Maranhão e nas demais vias em torno foi de R$ 1,3 milhão. Na época, foram feitos, também, ajustes em tampas de boca de lobo.
Carro capota após colidir em outro veículo na BR-290
O comerciante Valcir Nogueira, 41 anos, conta que, durante um bom tempo, as obras foram a solução dos alagamentos, porém, após meio ano do término, a rua voltou a alagar devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias em Santa Maria.
Segundo José Valmir de Matos, 65, sócio-proprietário do posto de gasolina que fica na esquina do maior ponto de alagamento, quando o volume de chuva é muito grande, a água chega até as bombas de gasolina, o que os deixa preocupados, já que os equipamentos não podem molhar.
- Quando está alagado, e os veículos passam, a água chega até a porta do posto. Em outros alagamentos, já perdi sete bombas e tive o prejuízo de mais de R$ 20 mil. Agora já aprendemos que quando começa a chover precisamos levantar os motores - explica o empresário.
A empreendedora que adicionou mais sabores às receitas da nona
Valcir explica que uma equipe da prefeitura foi até o local, no último sábado, para conversar com os moradores sobre o problema de alagamentos que voltou a acontecer.
- Nós pedimos para que eles resolvam esse problema. Já tivemos prejuízos de perder calçados e roupas da loja porque a água ficou em meia parede. Precisamos de uma solução definitiva - explica Valcir.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a galeria pluvial instalada na Rua Maranhão tem capacidade mais do que suficiente para o escoamento de grandes quantidades de água. Eles explicam que após a chuva que atingiu o município na última quinta-feira, foram feitas vistorias no local, e decidiu-se que serão aumentadas as entradas para captação da água da chuva nos bueiros ao longo da rua. Isso será feito sem custos para o município porque a obra ainda está no prazo de garantia.
Restituições do lote residual do Imposto de Renda são pagas nesta quarta
De acordo com o executivo, os ajuste ainda não foram feitos, pois, até a última quinta, problema semelhante não havia sido registrado. Ainda segundo a prefeitura, não serão feitas intervenções complexas na Rua Maranhão, o que será feito é o aumento das aberturas dos bueiros para que haja espaço suficiente para que a água seja transportada mais rapidamente.